quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O traje típico de São Tomé e Príncipe é usado a muitos anos por senhoras mais velhas em ocasiões especiais e também é também considerado, como um uniforma posso eu assim de dizer para dançar a “Ússua”, uma dança de salão típica santomense.

                           

As mulheres vestem quimono acompanhado de saias compridas, túnicas e lenços colocados a rigor na cabeça. Já os homens usam calças e sapatos pretos, camisas brancas, casacos e gravatas. O homem usa também um chapéu de palha.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Cultura

Na cultura santomense são de destacar a sobrevivência de dois autos renascentistas do século XVI.
"A Tragédia do marquês de Mântua e do Príncipe D. Carlos Magno" que nas ilhas ganharam um novo nome "Tchiloli" e o "São Lourenço" e são representados nos dias destes santos. O São Lourenço é idêntico aos "Auto do Floripes" , que ainda hoje é representada na aldeia das Neves perto de Viana do Castelo. Para além destes dois autos renascentistas STP apresenta no panorama histórico cultural, algumas manifestações que são consideradas como o património do país. De tal forma que temos a Puíta, Socopé, Bulauê, Danço-congo, Ússua, Quiná, D'jambi, Deixa e Vindes menino.
       image     image
A origem do Tchiloli  é um tema de discussão. Existem fontes que dizem que a obra é francesa, passou por Espanha chegando posteriormente a Portugal. E outras fontes dizem que a obra foi escrita por Baltazar Dias, um poeta cego da Madeira e que foi através dos portugueses que levaram para S. Tomé. A obra é representada por peças de teatro convidados comandado pelo mestre açucareiro do século XVI, esta obra inspira-se na religião, esta ligada á paixão de Cristo e ao Imperador Carlos Magno. Esta é uma peça dramática que conta-nos a história de uma das personagens mais emblemáticas da Europa, o Imperador Carlos Magno, que tinha como herdeiro o seu único filho D. Carloto.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

imageO Auto de Floripes é comemorado todos os anos á 15 de Agosto na Ilha do Príncipe. A peça é constituída por mais de 30 figurantes, mas o Almirante Balão (rei dos mouros), Floripes (filha do Almirante) que apaixona-se por Gui de Borgonha (vassalo do Imperados Carlos Magno), Ferrabrás (irmão de Floripes) e Oliveiros são as as 4 figuras principais da obra.




imageEsta actividade cultural faz parte do cartaz turístico da ilha, é uma recreação da história medieval europeia e mostra-nos o conflito entre Cristão e Mouros.
Em que os Cristão decidem reaver as santas relíquias roubadas pelo Mouro, onde o Almirante Balão intima o Carlos Magno a converter-se  a Mouro e venerar o seu Deus "Mafoma", caso não o fizesse seria enforcado. Entretanto, Carlos Magno fica indignado, convoca o Almirante a tornar-se Cristão e devolver as santas relíquias roubadas.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Apresentação S. Tomé e Príncipe Cultural



Muitos ouvem falar de São Tomé e Príncipe, mas nem todos sabem o que é e onde fica. Será uma ilha? Será um país? Será um continente? República Democrática de São Tomé e Príncipe (STP) é um estado que situa-se no Golfo da Guiné, constituído por duas ilhas "Ilha de São Tomé e Ilha do Príncipe", e por muito mais ilhotas, com uma dimensão de 1001 km². STP não tem fronteiras terrestres  e situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria. São Tomé e Príncipe é um país muito rico em recursos naturais, belas belas paisagens e praias maravilhosas. Eu sou santomense e tenho orgulho de o dizer, e no meu blogue vão passar a saber um pouco mais deste país tão espectacular mas que esta perdido no nada. 

Ludmila Costa

Partilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More