sábado, 22 de dezembro de 2012

gastronomia

  Calulu de peixe

Ingredientes:

1 dl de óleo-de-palma
1 kg de peixe fumado
5 quiabos
2 tomates maduros
2 beringelas
2 maquêquês
sal e piripiri a gosto.                                                               
1 raminha de mosquito                                            
2 cebolas
1/2 fruta-pão

Modo de preparação:

Folhas

Couve, agrião, folha de maquêquê, pimenta, otaje, folha de ponto, folha de tartaruga, folha de libô d´água, ton fonso, cunda mina, macumbi (tenrinha), figo tôdô (tenrinha), figo porco (tenrinha), goiaba (tenrinha),folha tótóú (tenrinha), bujíbují (tenrinha).

Prepara-se as folhas e põe-se na panela a cozer, o peixe fumado ou Carne e coloca-se também na Panela. Depois das folhas cozidas acrescenta-se o quiabo, o tomate, o pau pimenta, o óssame, a cebola, alho, folha de louro, fruta pão descascada e cotadas em fatias. O óleo de palma e maquêquê descascada pode-se por no principio ou no meio da fervura. Depois da fruta bem cozida, ela deve ser retida da panela para ser triturada ou pisada numa gamela ou num pilão. Acrescenta-se a quantidade de água necessária, põe-se e no caso de ser peixe seco com ossos, põe-se desde o inicio.

Depois de tudo bem cozido volta-se a colocar a fruta já pisada para engrossar o Calulu. Depois de engrossado põe-se a malagueta, o tempero, a cebola e a casca de pau pimenta previamente pisados em conjunto deixando ferver; espalha-se um pouco de farinha mandioca; coloca-se um ou dois ramos de 3 folha mosquito para dar o cheiro afrodisíaco e característico próprio do Calulu. Deixa-se a ferver durante 1 hora tendo-se o cuidado de se ir provando para colher-se o gosto ou sabor do Calulu. O sal deve ser posto á medida, pb. Este prato pode ser acompanhado com, arroz branco , Angú de banana - São massas de banana prata moída, farinha mandioca, ou farinha de Milho.

 

0 comentários:

Enviar um comentário

Partilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More